Nestes dias, celebramos o 105º aniversário da Casa de Santa Isabel. Como afirmou o Dr. Daniel Seabra, Médico Psiquiatra, na comemoração do centenário «a Casa de Santa Isabel é uma Instituição de solidariedade social, de reconhecida atividade solidária, significativamente exemplar e meritória».
Fundada em 1919, para acolher crianças e jovens do sexo feminino, órfãos das vítimas da gripe pneumónica que eclodiu no último trimestre de 1918, a Casa de Santa Isabel resultou da iniciativa de senhoras respeitáveis nos meios sociais e económicos locais, apoiadas pela Igreja Católica, nomeadamente, através da determinação empenhada do Bispo do Algarve, D. António Barbosa Leão.
A partir da matriz humanista e cristã, a Casa de Santa Isabel tem-se afirmado como uma obra centenária de amor próximo, uma referência ao serviço da comunidade. Nos tempos modernos de relativismo e incerteza, a Casa de Santa Isabel continua a ser um farol para a nossa atividade em prol da comunidade, fonte de princípios e valores que dignificam a pessoa humana, uma inspiração e legado para as novas gerações. Parabéns!
Dinis Caetano
Presidente da Direção