Instituição

Ξ Breve Caracterização

A Casa de Santa Isabel foi fundada em 1919 pelas Sras. Bívar na cidade de Faro com a finalidade de acolher meninas órfãs, que haviam perdido os pais devido à epidemia de febre pneumónica que assolou a região. Acolhia, ainda, meninas carenciadas a nível económico e social. Atualmente, a Casa de Santa Isabel é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza Associativa, com o Alvará da Segurança Social n.º 6/97 concedido por despacho de 24/06/1996, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública desde 19/02/1997 e desenvolve as suas atividades para crianças e jovens em três respostas sociais:

  • Lar de Infância e Juventude (regime de internato);

  • Creche;

  • Jardim-de-Infância (Educação Pré-escolar).

 

O Lar de Infância e Juventude (LIJ) entrou em funcionamento logo no início de atividade da Instituição em resultado do envolvimento das senhoras beneméritas que estiveram ligadas à fundação da Instituição em 1919. Mais recentemente o LIJ foi enquadrado em Acordo de Cooperação com a Segurança Social que vigora desde 29/11/1982 e tem atualmente capacidade para 26 crianças e jovens. A entrada em funcionamento da resposta social “Creche” registou-se em 01/09/1987 com a celebração de Acordo de Cooperação com a Segurança Social e tem atualmente capacidade para 42 crianças. A resposta social “Jardim-de-Infância” entrou em funcionamento em 01/01/1982, tem Acordo de Cooperação com a Segurança Social desde 26/11/1982 e uma capacidade para 86 crianças.

logotipo_stisabel_mosaico_orig

Atualmente, a Casa de Santa Isabel tem 154 crianças e jovens beneficiários das suas respostas sociais e tem 33 pessoas ao serviço, todas do sexo feminino e a esmagadora maioria em regime de trabalho a contrato sem termo. De assinalar que das 33 funcionárias ao serviço, 7 funcionárias (21,2%) foram internas do Lar de Infância e Juventude, o que demonstra as boas práticas da Instituição na inserção profissional de jovens que beneficiaram do apoio daquela resposta social.