O “mundo mágico” da Creche e os seus benefícios no desenvolvimento das Crianças!

09 Abr
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“A creche, numa fusão constante de cuidados e educação, pode promover experiências na vida da criança, desenvolvendo e facilitando a sua aprendizagem através das interações com o mundo físico e social. Os bebés e as crianças muito pequenas precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em quem confiem; um ambiente seguro, saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagirem com outras crianças; liberdade para explorarem utilizando todos os seus sentidos.”

                                                                                                         (Portugal, Gabriela)

 

A Creche é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças e tem um papel crucial para o seu desenvolvimento a vários níveis. É a fase onde a criança vai estar pela primeira vez fora do contexto familiar e onde terá o primeiro contacto com o mundo social. As experiências que as crianças desenvolvem nos primeiros anos de vida, estão relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem e estes poderão ter um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro. No contexto de Creche, as crianças interagem umas com as outras, com o educador e auxiliares, o que permite o desenvolvimento das suas habilidades sociais. Esta interacção é uma fonte rica de aprendizagem e ajuda a criança a desenvolver relacionamentos interpessoais desde muito cedo, desenvolvendo desta forma, consciência de si e do outro. Para além desta vertente social, na Creche as crianças têm a oportunidade de brincar, dançar, correr e explorar os diferentes espaços, contribuindo assim para o desenvolvimento das suas competências motoras, cognitivas, intelectuais e emocionais.

Neste sentido, é importante que a Creche seja um lugar estimulante, onde a criança “Brinca para Aprender e Aprende para Brincar “. O afeto, o colo e o mimo são fundamentais, na transmissão de um ambiente seguro, tranquilo, acolhedor e dinamizador de aprendizagens. É nesta etapa que a criança forma hábitos, valores e atitudes, que lhe permite construir a sua personalidade e identidade. Assim Cuidar e Educar são dois pilares da Creche.

Neste sentido, a Creche da Casa de Santa Isabel dispõe de uma sala de Berçário, uma sala de 1 ano e uma sala de 2 anos e todas dispõem de condições e materiais adequados a cada idade. Tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento equilibrado e o bem-estar de cada criança, tendo como referência as Orientações Pedagógicas para a Creche (OPC), dando sempre continuidade e respeitando o contexto familiar de cada criança, pois tal como afirmam Post e Hohmann, (2011:329)

“Em conjunto, pais e educadores recolhem, trocam e interpretam informação específica sobre as ações, sentimentos, preferências, interesses e capacidades sempre em mudança da criança”.

Sendo os pais os primeiros responsáveis pela educação dos filhos, na nossa Instituição valorizamos o envolvimento das famílias com a Equipa Educativa, proporcionando um ambiente acolhedor, de partilha, diálogo e confiança.

Como é de conhecimento geral, na idade entre os 0-3 anos é muito importante a existência de rotinas, pois é desta forma que as nossas crianças se sentem seguras, interiorizam os diferentes momentos do dia, desenvolvem a sua autonomia, a aquisição de algumas regras e a noção de tempo (o momento de comer, de brincar/explorar, de fazer a higiene, de dormir, etc.). Nós, Educadores e Auxiliares passamos a ser figuras de referência com grande responsabilidade aos níveis da educação e da prestação de cuidados de saúde, higiene e segurança.

Proporcionamos às crianças momentos de exploração, ricos em estímulos sensoriais, motores, de diversão e alegria, num ambiente calmo, onde predomina o respeito pelas necessidades individuais de cada uma. É também nesta fase que as crianças iniciam a marcha, fazem o desfralde, produzem a primeiras palavras e cabe-nos a nós proporcionar-lhes um leque de experiências enriquecedoras e diversificadas que promovam o desenvolvimento destas competências.

Assim, tal com refere Augusto Cury:

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”

Desta forma, tal como defendeu o Pedagogo Paulo Freire, a criança não é uma “tábua rasa”, tem as suas caraterísticas, necessidades, contexto familiar e meio envolvente que interferem no seu crescimento. Assim, enquanto agentes da educação é fundamental termos em consideração todos estes aspetos, para que assim possamos contribuir para um desenvolvimento integral e harmonioso das nossas crianças. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã e se ansiamos por um mundo melhor, temos a responsabilidade de semear o Amor, a Tolerância, a Compaixão, o Respeito e a Partilha, desde tenra idade.

 Educadora Ilda Vieira

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