A Educação Pré-Escolar
“A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (Lei n.º 5/97- Artigo n.º 2). Os objetivos gerais da educação pré-escolar estão enunciados na Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar, Lei nº 5/97, de 10 de fevereiro.
Atualmente, a Educação Pré-escolar é facultativa, segue as orientações da Direção Geral de Educação e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no 1.º ano do ensino básico. Visa contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escolaridade obrigatória e para o sucesso educativo, através da realização de atividades educativas pensadas para promover o desenvolvimento global e harmonioso da criança.
Este é o nível educativo onde o currículo se desenvolve com uma articulação plena das aprendizagens, onde o espaço é flexível e de vital importância para que exista uma aprendizagem ativa, para que a criança se movimente com plena liberdade e tenha oportunidade de experimentar construir, jogar e crescer, desenvolvendo-se de forma harmoniosa, refletindo também a intencionalidade educativa do educador. As crianças participam ativamente na planificação das suas aprendizagens e vão gradualmente construindo o conhecimento do mundo que as rodeia. Evoluem no contacto com os diferentes parceiros sociais, com as várias experiências que vão desenvolvendo e com as interações que estabelecem. Aprendem a partilhar, a respeitar regras e limites e a construir a sua própria história.
“A educação pré-escolar marca o início da educação ao longo da vida e implica que a escola e o educador criem as condições necessárias para a aprendizagem contínua das crianças, para que aprendam a aprender num ambiente relacional securizante e com regras claras. A pré-escola assume-se, assim, como um espaço de excelência para a aquisição de competências, normas e valores, contribuindo para a integração social, para o sucesso escolar e para a promoção de atitudes de cidadania” (Formosinho, 1996).
A Casa de Santa Isabel, instituição de referência de Apoio à Infância na cidade de Faro, dispõe de 4 salas de Educação Pré-escolar onde é desenvolvido um trabalho que tem por base os objetivos referidos na legislação em vigor e ainda as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEP) que são um documento de referência, um ponto de apoio para a construção e gestão do currículo, dando intencionalidade educativa ao trabalho do Educador e realçando o ciclo de observar, planear, agir e avaliar.
Em cada sala são desenvolvidos projectos que surgem dos interesses das crianças que as frequentam e que promovem aprendizagens significativas com aquisição de competências inerentes a cada faixa etária.
Todas as Educadoras têm a Metodologia de Trabalho de Projeto como base de trabalho onde a criança é vista como um ser capaz de conduzir o seu próprio desenvolvimento, com iniciativa própria e com uma autonomia que lhe permite dar forma aos seus desejos, o que é feito através do projeto que representa os seus interesses e se centra na própria criança, “porque é ela que desenvolve a ação, porque é ela que define para quê, porque é ela que procura, que encontra os recursos para o desenvolver. Porque é ela que escolhe o processo, o regista e o avalia.” (Tinoco, 1985:85)
As crianças, esboçam constantemente conteúdos para projetos, daí que possamos dizer que o projeto da criança, existe, é dinâmico… Não é de todo importante que a ideia, a sugestão, o problema, parte da criança ou do adulto, o importante é que a criança se aproprie dele, que experimente, que o viva. Não importa o tempo, o que importa é que a criança sinta que a sua ação é valorizada, que as suas ideias enriquecem o projeto, com o qual se compromete, decidindo as suas ações, exprimindo os seus sentimentos, conquistando a sua independência e a sua autonomia, desenvolvendo um processo de “saberes”, ou seja, saber fazer e saber ser, tornando-se ativa, participativa e construtora de saberes.
Neste ano letivo (2023/2024), sendo o Projecto Educativo “Era uma vez um mundo encantado – no Reino das Artes” todos os projectos se desenvolvem em torno das artes. Assim, expressaremos sentimentos e emoções, apreciando, executando e explorando a arte nas suas diferentes formas, percorrendo a vida e obra de diferentes artistas, explorando cores, formas e processos através dos quais desenvolveremos atividades que contemplem todas as áreas de conteúdo, delineadas nas “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, que permitirão um “aprender fazendo” e proporcionarão às crianças um leque muito variado de experiências que lhes possibilitem um desenvolvimento global e harmonioso.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Paulo Freire
Leonor Jorge Simão
Educadora de Infância