Projeto Social do Lar de Infância e Juventude

Ξ Objetivos

O objetivo primordial da Casa de Santa Isabel é acolher, educar e integrar crianças e jovens do sexo feminino que, por qualquer motivo, se viram privadas do apoio familiar normal. Para alcançar este objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos:

    • Proporcionar condições para a implementação de projetos, nas áreas de psicologia, educação e desenvolvimento, adequadas às necessidades das crianças e jovens, através da inclusão de técnicos especializados;

    • Intervir no apoio à formação pedagógica das crianças e jovens, desenvolvendo projetos nomeadamente, no âmbito do apoio psico-pedagógico, da orientação vocacional e escolar, na relação com a escola;

    • Estimular e acompanhar o desenvolvimento das jovens criando uma ligação sólida e ativa entre a Escola e a Instituição;

    • Intervir na ação das Auxiliares de Ação Educativa, nomeadamente, nas áreas de:

      • Apoio à criança no processo de integração na instituição;

      • Gestão de comportamentos inadequados e incidentes críticos.

Ξ Operacionalização

Na vertente vocacional pretende-se que as crianças e jovens acolhidas na Instituição sejam capazes de escolher e prosseguir com êxito uma carreira profissional, empenhando-se na formação e aperfeiçoamento das suas aptidões, competências profissionais e escolares. Para o efeito, são realizadas atividades de orientação escolar e profissional.

A aquisição e aperfeiçoamento de métodos de trabalho/estudo por parte das crianças/jovens tem como objetivo garantir um melhor rendimento escolar. Na Sala de Estudo criada na Instituição, as crianças/jovens beneficiam de apoio na realização das atividades escolares e/ou projetos desenvolvidos. Assim, pretende-se, através da operacionalização das competências fomentar a aquisição de métodos de trabalho/estudo, promover a apropriação de estratégias cognitivas, a autonomia, o despertar da curiosidade, a motivação, o espírito crítico e a cooperação, contribuindo deste modo, para o desenvolvimento integral de cada criança/jovem.

Através do acompanhamento pedagógico pretende-se, ainda, promover uma melhor integração social e escolar, a par com aspetos do desenvolvimento individual. Para que este processo se desenvolva é essencial uma colaboração estreita entre a Escola e a Instituição.

No que se refere à intervenção na ação das Auxiliares Educativas, considera-se que são as prestadoras de cuidados básicos que mais tempo passam junto destas crianças e jovens. Com este apoio pretende-se facilitar o desenvolvimento de competências, nas auxiliares, que permitam apoiar as crianças e jovens no seu processo de desenvolvimento que abrange mudanças cognitivas, físicas, afetivas e sociais, promovendo assim um conjunto de condições favoráveis ao sucesso escolar.

Neste enquadramento, a criação de uma equipa de técnicos especializados, nomeadamente professoras, educadora social e psicóloga, assume-se como uma opção estratégica da Instituição, uma vez que permite implementar e consolidar metodologias de trabalho de modo a contribuir para a superação das dificuldades inerentes ao processo educativo integrado no projeto de desenvolvimento pessoal.

Ξ Finalidades Educativas

A caracterização da Instituição bem como da população alvo, permitiu determinar as problemáticas abaixo mencionadas e, em função da sua identificação, estabelecer metas a atingir e definir estratégias/atividades para a sua consecução, adequando-as ao contexto em que as crianças/jovens se encontram integradas na Instituição.

  • Ausência de métodos de trabalho/estudo;

  • Falta de organização dos materiais;

  • Dificuldade na realização das tarefas propostas de forma autónoma e responsável;

  • Ausência de determinados pré-requisitos;

  • Falta de aspirações sociais, culturais e/ou profissionais;

  • Desinvestimento na escola;

  • Interesses divergentes dos escolares;

  • Dificuldades de atenção/concentração;

  • Dificuldades ao nível da comunicação oral e escrita;

  • Falta de hábitos de leitura e de estudo;

  • Dificuldades ao nível do cálculo mental, do raciocínio lógico-matemático e da resolução de situações problemáticas.

 

Assim, a construção deste projeto denota a preocupação de corresponder à procura do sentido da política educativa através de áreas fundamentais de intervenção tendo como finalidade:

◊ Na Dimensão Humana

  • Pretender que cada criança/jovem esteja consciente de si própria, confiante nas suas potencialidades e valor próprio (auto-compreensão, auto-confiança e auto-estima);

  • Ser autónoma no modo de pensar, atuar e aprender;
  • Ser dotada de curiosidade, motivação e capacidade de continuar a aprender pela vida fora;
  • Ser capaz de analisar criticamente situações e informações, resolver problemas e tomar decisões;
  • Ser capaz de estabelecer relações interpessoais saudáveis e eficazes, assente no respeito, confiança e cooperação;
  • Ser capaz de analisar e escolher valores ou perspetivas de vida em conflito, com base em critérios de autenticidade e solidariedade.

◊ Na Dimensão de Cidadania

  • Pretender que a criança/jovem seja inserida na comunidade de que faz parte, consciente dos seus problemas e aspirações fundamentais e defensora de valores e bens comuns;

  • Estar informada e aberta ao espaço Europeu e Mundial, cultivando o sentido de uma cidadania alargada.

◊ Na Vertente Vocacional e Profissional

  • Pretende-se que a criança/jovem seja capaz de escolher e prosseguir com êxito uma carreira profissional;

  • Esteja empenhada na formação e aperfeiçoamento das suas aptidões e competências profissionais.