História da Casa de Santa Isabel em novo livro de João Leal

12 Nov
0 comment

O jornalista João Leal, decano dos jornalistas algarvios, é o autor do livro «Casa de Santa Isabel 1919 – 2019, cem anos de bem fazer – um século de vivência cristã», dedicado a esta instituição de referência no sector social, sediada em Faro, atualmente com valências de Lar de Infância e Juventude e de Creche e Jardim de Infância. A sua criação ocorreu, por acção do Bispo Diocesano D. António Barbosa Leão (1907 / 1919) e de um grupo de benquistas senhoras beneméritas farenses, numa época em que se registava situação social e sanitária muito semelhante à vivida nos dois últimos anos, então por via da chamada «gripe espanhola».

O Prefácio desta obra é assinado por D. Manuel Neto Quintas, Venerando Bispo do Algarve, que assinala: «Cada uma das suas páginas guia-nos no percurso deste já longo e fecundo caminho e introduz-nos na arte de “bem fazer” de sucessivas gerações, reflexo da sociedade farense de cada tempo».

A Apresentação coube ao Dr. Dinis Caetano, dedicado Vice-Presidente em Exercício, de cujo texto extraímos: «… importa fazer memória do trabalho pioneiro das fundadoras da Casa de Santa Isabel, que de forma voluntária, gratuita e arrojada, saíram da zona de conforto e desassossegadas pelas circunstâncias da vida, deram testemunho do Evangelho».

O livro, teve a edição da Câmara Municipal de Faro, com design e paginação de Luís Trincheiras (técnico superior da Divisão de Comunicação e Marca, Unidade de Imagem do Município) e coordenação do Dr. Dinis Caetano.

A apresentação de «Casa de Santa Isabel 1919 – 2019, cem anos de bem fazer – um século de vivência cristã» terá lugar no dia 22 de novembro 2021 (2ª feira), pelas 17h30m, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa (junto à Alameda) e está confiada ao Dr. Jorge Leitão, conhecido advogado e dedicado responsável por várias obras de solidariedade social. Um livro inspirador que é um excelente contributo para o conhecimento de uma Instituição de referência ao serviço da comunidade.

Leave your thought