A Educação de Infância vale a pena!

30 Mai
0 comment

A Educação de Infância vale a pena! Seremos meros aprendizes de quem brinca!

É uma verdade, a Educação de Infância faz falta.

É uma verdade, a Educação de Infância, ainda, é desvalorizada.
É uma verdade, na Educação de Infância, deixamo-los crescer.

Deixamos? Deixamos, mesmo!

Reconhecer os educadores, as auxiliares que apoiam, diretamente, cada criança é um desafio! Mas, mais do que um desafio, é uma necessidade.

De manhã, quando entramos na sala, não temos lábios para, carinhosamente, cumprimentar cada um, cada um à sua medida, à sua maneira. E nós sabemos, exatamente, de que forma gostam/querem ser cumprimentados. É certo que faz parte da nossa profissão, (estabelecermos uma relação de afetividade), mas é uma grande verdade que criamos relações com eles, de tal forma imponentes, que até mesmo à noite, quando dormem, chamam por nós e não pelos pais. E nós, por eles, passamos tantas noites em claro.

Passamos, tantas, horas com eles, que percebemos à mínima mudança de comportamento que algo não está bem. Chama-se relação de amizade.

Se as nossas preocupações diárias recaem sobre eles, é sinal de uma entrega à profissão, mas mais do que à profissão, entregamo-nos às crianças e, fazemos tudo para que sejam felizes mais um dia.

Tornamo-nos exemplos no relacionamento com os outros, nas brincadeiras que criamos, que ensinamos e que tantas vezes aprendemos. Se tivermos essa sensibilidade, aprendemos a olhar para tudo o que nos rodeia de uma modo simples e tão rico de tudo. Ensinam-nos.

Se observarmos cada criança, parece que nos nascem mil olhos, de modo a que, consigamos apreender informações importantes acerca de 25 crianças, acerca do seu crescimento, do seu desenvolvimento e aprendizagens. Fazemos um registo mental de cada um e, ao longo do ano, vamos completando com toda a informação possível, para que possamos olhar para cada um deles, e assim, poderemos vê-los crescer de um modo holístico, promovendo a transversalidade, o crescimento global.

As nossas rotinas são verdadeiras aventuras, logo pela manhã, não há braços que os consigam abraçar ao mesmo tempo, mas tem de existir um momento em que nos damos a cada um e, mais do que nos darmos, tem de existir um momento em que vamos receber de cada um.

Alguém dizia, quem passa por nós leva um pouco de nós, assim como nós levamos um pouco de cada um deles. Vive-se num espírito de reciprocidade, em que educadores e auxiliares se entregam às crianças e vivem esta relação de amizade… De amor.

A nossa preocupação torna-se maior, quando verificamos que estão doentes, que estão preocupados, que estão ausentes… Procuram, diariamente, o nosso colo, o nosso abraço, as nossas palavras de conforto e de confiança. Procuram em nós os ouvidos atentos para desabafar inquietudes, para desabafarem dificuldades, para receberem coragem, conforto e afeto. Queremos o bem de cada um, e fazemos questão que todos estejam presentes diariamente, de modo a que, todos eles aproveitem cada brincadeira, cada aventura e cada experiência, e assim, consigam crescer e continuar a vida que iniciaram há poucos anos.

A bagagem que trazem reporta as vivências, as experiências, os sentimentos, as emoções, as aprendizagens que irão transmitir, partilhar, complementar, fundamentar. E quando chegarem ao fim deste ciclo, deste momento, a que chamamos educação de infância, refletimos e fazemos refletir quem duvida: conseguem imaginar quão rico foi este momento? Conseguem imaginar o que cresceram ao longo destes tempos? São tempos de cidadania, de respeito, de valorização, de brincadeira. São tempos de ser criança!

 

Texto retirado da net: https://uma-caixa-cheiodenada.blogspot.com/2018/11a-educação-de-infância-vale-pena.html

 

Na Casa de Santa Isabel acreditamos que a Educação de Infância vale a pena!!!

Por isso todos os dias em equipa realizamos um trabalho conjunto, planificado e organizado por todos.

É um aprender fazendo respeitando os interesses das crianças, acreditando na construção pessoal de cada uma, valorizando a sua ação e tornando o Educador um facilitador de aprendizagens.

Sendo a Metodologia de Trabalho de Projeto uma referência para todas as Educadoras desta Instituição, pretendemos desenvolver durante este ano letivo, o Projeto Educativo “Crescer Feliz”… Com Saúde!, de uma forma dinâmica, com sentido, finalidade, orientação e intencionalidade pedagógica,  levando a criança a desenvolver a capacidade de imaginar, de prever e de explicar o Mundo que a rodeia.

 

As Educadoras de Infância

Leave your thought